top of page

União Europeia adia mais uma vez o ETIAS – Agora só em 2026!

  • Foto do escritor: Por Aí Turismo
    Por Aí Turismo
  • 25 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 6 dias

Se você estava se preparando para incluir o ETIAS no seu checklist de viagem para a Europa, pode respirar aliviado (pelo menos por enquanto). Em comunicado oficial publicado no dia 7 de março, a Direção-Geral de Migração e Assuntos Internos da União Europeia anunciou que o sistema só deve começar a ser exigido no último trimestre de 2026.

 

Isso mesmo: o tão falado “visto europeu” foi adiado mais uma vez. E a gente aqui da Por Aí Turismo veio explicar o que isso significa, na prática, para quem ama explorar o Velho Continente.

 

O que é o ETIAS, afinal?

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) é uma autorização eletrônica que será obrigatória para cidadãos de países que não precisam de visto para entrar na Europa, como é o caso do Brasil.

 

Na prática, é uma autorização prévia de entrada, parecida com o ESTA dos Estados Unidos. O objetivo é reforçar a segurança, registrando quem entra e sai dos países que compõem o Espaço Schengen – aquele grupo de países europeus sem fronteiras internas.

 

Por que adiaram de novo?

Desde que foi anunciado, o ETIAS já teve várias datas de estreia: 2021, depois 2022, 2024, 2025... Agora, com o novo cronograma divulgado em março, a expectativa é que o sistema entre em vigor entre outubro e dezembro de 2026.

 

O motivo do novo adiamento é técnico e logístico: o sistema EES (Entry/Exit System), que precisa funcionar plenamente antes da liberação do ETIAS, ainda não está pronto. Ou seja, sem EES, sem ETIAS.

 

O que muda para os brasileiros?

Por enquanto, nada muda. Os brasileiros seguem podendo entrar em países como Portugal, Itália, França, Espanha e outros sem necessidade de visto, para estadias de até 90 dias em um período de 180 dias.

 

Quando o ETIAS finalmente for implementado, será necessário fazer um cadastro online, pagar uma taxa de 7 euros e aguardar a aprovação, que geralmente será automática e rápida. A autorização terá validade de três anos ou até o passaporte vencer.

 

Fique tranquilo, a Por Aí Turismo cuida de tudo pra você

Aqui na Por Aí Turismo, a gente sabe que viajar exige planejamento e informação confiável. Por isso, pode deixar com a gente: assim que o ETIAS começar a valer, nossos clientes terão todo o suporte necessário para realizar o processo com tranquilidade, sem dor de cabeça.

 

Enquanto isso, bora continuar explorando a Europa com liberdade e segurança!


Quer ajuda para montar seu roteiro dos sonhos por Portugal, Itália, França ou qualquer outro destino europeu? É só chamar: (21) 99914-8056.

Comentários


bottom of page